Translate

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Como congelar


Se você não tem tempo, ou não curte fazer feira e mercado toda semana, uma forma de manter por mais tempo os legumes e algumas verduras é congela-los.

Algumas verduras e legumes, podem ser congelados sem perder seus nutrientes, ou sabor.

Verduras

A couve, o repolho, a salsinha, e o cheiro verde, são congelados da seguinte maneira:

Lave bem as folhas, escorra a água, e seque com um pano de prato bem limpo, depois pique as folhas do seu gosto, e armazene em um pote com tampa (pode ser de vidro, ou de plástico), etiquete com a data de preparo. Sua durabilidade é de 03 meses.

Na hora de utilizar tire do congelador, ou freezer, e leve direto para a panela já aquecida com alho, cebola, carne, etc. Sairá uma fumacinha como gelo seco, mas é normal.

Obs.: Se você descongelar para utilizar, vai queimar as folhas, e elas não prestarão mais.
 
Caso você não for utilizar tudo, corte com uma faca ou raspe com um garfo a quantidade que for usar direto na panela, e volte imediatamente com o que sobrar para o congelador.

Brócolis: para congela-lo você precisa primeiro dar uma leve aferventada nele, não é cozinhar, ele deve estar duro, senão perde todo o sabor e nutrientes.

Separe os gomos, lave bem e leve para ferver até que fique num tom verde mais escuro e duro ao toque do garfo, escorra bem a água e depois de frio acomode num pote com tampa, etiquete e leve para o congelador, ou freezer. Sua durabilidade é de 03 meses. 

Quando for usa-lo deixe descongelando no refrigerador (geladeira) e depois prepare-o do jeito que quiser.


Legumes:

Cenoura, beterraba, mandioca, mandioquinha, chuchu, abóbora, abobrinha e vagem.

A vagem é só lavar bem, secar e picar, os outros legumes devem ser bem descascados, lavados e secos, depois picados a seu gosto e armazenados em potes com tampas, etiquetados e levados para o freezer, ou congelador.

Na hora de usar deixe descongelar, mas não totalmente e leve direto para panela já aquecida com temperos e carnes.

Obs.: A mandioca, deverá ser descongelada totalmente antes de ser cozida, para evitar que seu interior fique duro e esbranquiçado.

Batata: para congelar você precisa descascar, picar e lavar bem, até que saia uma água clara, depois coloque num pote, cubra-a com água até que fiquem todas submersas e tampe, etiquete e leve para o freezer, ou congelador. Durabilidade 15 dias no máximo. 

Na hora de usar, deixe descongelar parcialmente e leve para a panela já aquecida com temperos e carnes, etc.

Para ter batatas-fritas mais saborosas, faça o mesmo processo, só que cubra com água gelada e leve para a geladeira de um dia para o outro, depois escorra bem a água, seque num pano de prato bem limpo, e frite.




Receita de Escondidinho de Mandioca

Ingredientes:
6 pedaços médios de mandioca
½ k de carne moída
1 caixa de molho de tomates
250g de queijo prato ou mussarela
1 dente de alho picado
½ cebola picada
Sal

Preparo: Cozinhe numa panela de pressão por 30 minutos a mandioca com água e sal, depois de cozida escorra a água e amasse bem a mandioca com um garfo, tirando as fibras que ficam no meio. Reserve, prepare a carne moída com o molho, depois coloque num marmitex, ou travessa de vidro, uma parte da mandioca amassada, cubra com uma parte de molho e as farias de queijo, depois coloque o restante da mandioca, o molho e o queijo. Se for consumir na hora leve ao forno para gratinar, senão tampe o marmitex, ou passe na travessa de vidro o papel filme (pvc), vedando bem, etiquete e eleve para o congelador ou freezer. Durabilidade 3 meses.



Na hora de usar descongele dentro da geladeira e leve para o forno para aquecer e gratinar.



Arroz branco é um ótimo acompanhamento.

Beijos meus amores e até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário