Translate

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Congelando Carnes, Peixe, etc...


Bom dia meus amores


Hoje veremos como congelar carnes, peixes, frango, linguiças, bacon e frios.


Estes alimentos devem ser trazidos do supermercado, ou feira, e imediatamente serem preparados para o congelamento, nada de deixar dias rolando na geladeira para depois congelar.


Frango:


Se forem pedaços com osso e pele, como coxas, asas, sobrecoxas, e peito, passe na água da torneira para tirar o excesso do sangue, ou daquela água esbranquiçada, seque bem em papel toalha, ou num pano de prato bem limpo, separe as porções que você utilizará quando descongelar, e acomode em sacos próprios para congelamento de alimentos. Etiquete com a data e prazo de validade. Durabilidade 03 meses.


Nos casos de filés, retire o excesso de gordura passe também na água da torneira, e seque bem, se preferir corte em cubos.


Separe sempre a quantidade que ira utilizar quando descongelar, armazene em sacos próprios para congelamento, ou em potes com tampa, etiquete e congele. Durabilidade 03 meses.


Peixes:


Limpe bem retirando, as escamas, espinho e vísceras, lave bem e seque com papel toalha, depois enrole um a um em papel filme,e acomode-os em porções que serão utilizadas ao descongelar, em sacos próprios para alimentos, etiquete e congele. Durabilidade 03 meses.


Nos casos de peixes grandes, só congele em postas ou filé, isso garantira maior qualidade do congelamento.


Para postas e filés, que normalmente já são comprados limpos, faça o mesmo procedimento de lavar, secar e embalar citados acima.


Os camarões devem ser sempre bem frescos, e para congela-los retire as cabeças e cascas. Caso queira cozinha-los antes, ferva-os por 5 minutos e resfrie, depois embale em potes ou sacos próprios para alimentos. Durabilidade 03 meses


Carnes:


As carnes devem ser retirados os excessos de gordura, passadas na água para tirar o sangue, seca-las bem e se desejar corte em tiras ou cubos. Separe as quantidades que serão utilizadas quando descongelar e armazene-as em potes, ou sacos plásticos próprios para alimentos , etiquete e congele.


Para peças inteiras faça o mesmo processo, depois enrole bem em papel filme, etiquete e congele.


Bistecas, e lombinhos em postas, passe na água, seque bem e separe a quantidade que será utilizado, enrole bem em papel filme e depois acomode dentro de um saco próprios para alimentos


Carne moída, separe em porções que utilizará, embrulhe em papel filme, coloque em um saco próprio para alimentos, etiquete e congele.


Durabilidade 03 meses.


Linquiças, Bancon e Salsichas:


Separe os gomos, tiras, ou pique, faça as porções que utilizará quando descongelar, embrulhe em papel filme, coloque em sacos próprios para alimentos, etiquete e congele. Durabilidade 03 meses.


Frios:


Separe as fatias que irar utilizar, embrulhe em papel filme, coloque em sacos próprios para alimentos, etiquete e congele. Durabilidade 1 mês


Sempre faça as porções do mesmo tipo de frios, nada de misturar uma fatia de queijo, outra de presunto, e outra de salame.


Observações:


Vocês que estão seguindo as dicas de congelamento desta semana, devem ter percebido que dou prazos curtos, validando os alimentos no máximo por 03 meses, esse é o processo que utilizo em casa, e da certo.


Também repito muitas vezes alguns temos, para que fique bem claro o procedimento.


Você até pode deixar alguns por mais tempo, mas com o passar dos meses o alimento vai perdendo o sabor, e os nutrientes.


Nosso objetivo não é só ganhar tempo, entupindo o freezer, ou congelador, mas nos alimentarmos bem e com qualidade.


Todos os alimentos devem ser descongelados dentro da geladeira, evitando estragar, ou contaminar, mantendo assim sua qualidade.


Etiquete sempre os alimentos com o nome e data de preparo, se desejar coloque também a data de validade.


Faça uma lista com o que você congelou e a quantidade, isso evitará que você fique abrir varias vezes o freezer, ou congelador, para verificar o que tem nele.


Todas as vezes que você for retirando vá riscando, ou diminuindo a quantidade da sua lista.


Evite contaminações, nunca reaproveitando as embalagens, como marmitex, papel filme, e os sacos próprios para alimentos.


Dicas:


Para congelar bifes, peixes e frangos empanados, prepare-os como de costume, embale-os separadamente em papel filme, depois coloque-os numa travessa, tampe bem com papel filme etiquete e congele. Durabilidade 01 mês




 Salmão com Alecrim e Batatas







Ingredientes:


1 postas de salmão


suco de 1 limão


sal grosso


1 colher (sopa) de shoyo


6 ramos de alecrim fresco


sal e pimenta a gosto


1 tablete(100g) de manteiga


½ de batatas medias


1 colher (sopa) de óleo


4 colheres de (sopa) de azeite


orégano


Preparo: Tempere o salmão com o suco de limão, sal e pimenta, coloque no fundo de em uma travessa o sal grosso bem espalhado, acomode a posta de salmão, desmanche o alecrim e salpique sobre a posta, corte a manteiga em cubos e coloque em cima de maneira uniforme, cubra com papel alumínio, leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 20 minutos, retire do forno, regue com o molho shoyo e volte para o forno para dourar. Depois de assado se desejar, retire o alecrim e acomode em uma travessa, retire a pele do salmão e coloque esta parte em cima do alecrim para que também absorva o sabor da erva.


Preparo das batatas: descasque-as, corte em rodelas grossas, afervente-as em água e sal para amolecer um pouco, escorra a água, e em uma assadeira untada com óleo, coloque as batatas, regue com o azeite e salpique orégano, leve ao forno para dourar.



Beijos meus amores e até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário