Translate

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

FINANÇAS - COMO ECONOMIZAR




Hoje em dia o salário mal cai na conta e parece desaparecer, não é mesmo?

Mas existem várias formas de se economizar, basta ter determinação. 


Veja, se você tem investido seu dinheiro em coisas úteis, ou anda gastando demais.
Desde criança meu pai sempre nós ensinou a guardar 10% de tudo que ganhávamos.


Quando comecei a trabalhar aos quinze anos, coloquei em prática esse ensinamento, e aos vinte três comprei meu terceiro carro, só que este foi zero km, e paguei à vista.


Estou contando isso, para que vejam, que vale sim abrir mão de algumas coisas, para termos outras.


Uma coisa que me deixa chocada, é ouvir que moeda não é dinheiro!

 

Se você pegar um centavo por dia, e guardar por um ano, você terá R$ 3,65 é pouco sim, mas você pode pagar uma condução, e ainda te sobra troco, pode comprar dois, ou mais pacotes de bolacha, e ainda te sobra troco.


Imagine agora você pegando todos os dias as moedas que te sobram de troco, e colocando-as em um cofrinho por um ano, você vai se surpreender com o resultado.


Outra forma de economizar é fazer uma lista de compras e ir de uma vez só ao mercado, isso evitará comprar o que não precisa, economizando mais dinheiro.


Economizem água e luz, além de contribuírem com o planeta, terão uma boa redução em suas contas.


Mulherada para que se endividar toda com o cartão de crédito comprando milhares de roupas, sapatos e bolsas, se vocês nem usam a metade do que compra?

Se você gastar menos com essas coisas e poupar mais, poderá fazer cursos, viajar, adquirir bens.


Comprar à vista, ou a prazo?


Primeiramente você deve fazer uma boa cotação e ver qual loja oferece o melhor preço, depois as condições de pagamento, se não tiver desconto à vista, e o valor parcelado for o mesmo, até compensa, caso contrário, sempre à vista, evite pagar juros.


Quando fazemos um financiamento para ter um carro estamos pagando pelo menos dois carros, será que não vale mais a pena esperar um pouco, e compra-lo à vista, já que quando sai da loja desvaloriza no mínimo 10%, mesmo não sendo zero km.


Façam o cronograma de orçamento doméstico, que ensinei na matéria de ontem, comecem a guardar 10% de seu salário, junte as moedas que ganharem de troco, e depois me contem o resultado.





Beijos meus amores e até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário