Translate

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Finanças - Realizando Sonhos Sem Cair nas Armadilhas


Quando falamos em economizar e poupar dinheiro, estamos falando de investir no futuro, seja para os estudos de nossos filhos, na compra de um carro, da casa própria, na abertura de um negócio, uma longa viagem pelo mundo, etc.


Sonhamos tanto em realizar esses sonhos e objetivos, que acabamos muitas vezes na empolgação, nos esquecendo de averiguar alguns itens, e acabamos por cair em verdadeiras armadilhas.


Você economizou, se sacrificou, abriu mão de tantas coisas, para no final seu sonho se tornar um pesadelo, não é justo!


Para que isso não aconteça darei algumas dicas.


Estudos, seja para você, ou seus filhos, avalie qual a qualidade que deseja, qual será o total do investimento a longo prazo, com matrícula, mensalidade, condução, material, uniforme, despesas extras como passeios, alimentação, etc.


Muita gente acaba pecando por achar que tendo o dinheiro da mensalidade basta, e acabamos de ver, que não é somente esta as despesas.


Carro, se ele for zero km, você terá que gastar com emplacamento, licenciamento, IPVA, seguro, primeira revisão que tem que ser na concessionária para não perder a garantia, logo é mais caro, sem dizer no combustível.


Se for semi-novo, ou usado além destes cuidados você tem que checar a documentação, se não constam multas, ver principalmente as condições gerais do veículo, testa-lo, sem dizer na forma de pagamento se será á vista, ou financiado, ai na hora de pagar tudo você só tem o dinheiro do carro e o resto como fica.


Veja também se você terá condições de mantê-lo.


São nestes pequenos detalhes que muita gente se enrola, e fica devendo mais do que pode pagar, acabando muitas vezes por perder o carro. 


Outra coisa que vale lembrar é que esmola demais o santo desconfia, ou seja, quando você ver um anúncio onde determinado carro, produto , etc., estiver barato demais desconfie, cheque bem as informações antes de colocar seu dinheiro numa roubada.


Imóvel, este então requer mais cuidados ainda, antes de fechar negócio verifique se a casa, ou apartamento em questão possui toda a documentação em ordem, como planta, escritura, habites, etc., para evitar maiores aborrecimentos faça a transação sempre através de uma imobiliária idônea, ou por um cartório, você paga uma taxa, e eles verificarão tudo, inclusive as certidões negativas do imóvel.


Visitar o lugar e o imóvel é muito importante, nunca faça este tipo de negócio no escuro, vá durante o dia, e volte se possível a noite, assim você terá uma base bem melhor de onde ira morar.


Agora veja, se você terá condições de pagar as prestações, mais condomínio, IPTU, o valor do registro de imóvel, escritura, etc.


Negócio, abrir uma firma é fácil, agora o difícil é manter seu negócio aberto e funcionando como se deve.


Para não errar faça um bom estudo de mercado do ramo de negócios que você deseja abrir, onde será o ponto comercial, qual o público alvo, quantos funcionários você terá condições de pagar, quais as exigências ficais, se seu orçamento cobre todas as despesas iniciais, mais capital de giro, e por quanto tempo você poderá se manter sem lucro.


Todos sabemos que o prazo médio para um negócio se firmar é de 18 a 24 meses.


Como podemos ver são muitos os detalhes que englobam a realização de um sonho e se não ficarmos atentos acabaremos por transforma-los em nossos piores pesadelos.


Dicas Gerais:


Faça sempre uma boa pesquisa de valores.


Evite pagar juros, de preferência sempre por um desconto no pagamento à vista.


Verifique sempre todos os itens que envolvem a aquisição de um bem, ou serviço.


Leia atentamente o contrato, tendo dúvidas não assine, consulte um profissional qualificado e de sua confiança para esclarece-lo.


Faça transações como DOC, ou Cheque Visado, evite envolver dinheiro em espécie, pague uma pequena taxa e não coloque seu dinheiro e principalmente sua vida em jogo, nas saidinhas de banco.


Verifique sempre se todos os documentos estão em ordem.


Verifique se as pessoas, ou empresas com quem você esta fechando negócio são idôneas.


E nunca se esqueça de checar se seu orçamento cobrira todas as despesas, mais as despesas extras.


Lembre-se que tudo que é barato demais, sai caro!


Espero que estas dicas possam ajuda-los na realizações de seus sonhos!


Beijos meus amores e até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário