Translate

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Organização para estudar é importante?

Muitas pessoas acreditam que lendo e relendo varias vezes uma matéria, elas estão estudando, pode até ser, que para algumas este método funcione - mas posso assegurar, que para grande maioria das pessoas isso não passa de pura decoreba, logo não funciona.


Estudar não é decorar, estudar é aprender e compreender o que você esta lendo, ou saber resolver determinado exercício, sabendo porque chegou naquele resultado final.


Quando comecei a estudar, meu Avô Avelino começou a me ensinar a tabuada, ele dizia “ decorá-la é muito fácil e também será fácil de esquecer os resultados, mas se você aprender nunca mais esquecerá”


Já se passaram mais de 30 anos, desde que ele me ensinou a tabuada, tomando-a de mim todos os dias, até que não foi mais preciso, porque já tinha aprendido e até hoje sei os resultados.


Outra coisa que ele e minha mãe me ensinaram, é fazer dos estudos um prazer e não uma obrigação.


Para ter maior rendimento nos estudos é preciso levar em conta alguns itens como: Local, Tempo, organização e Pausa.



Local: 
 


O ideal que seja um local bem iluminado, arejado, organizado e silencioso.


Mas nem sempre o estudante tem em sua casa um local próprio e adequado, acabando por estudar na cama, ou na sala de frente para televisão, onde acabará dormindo, ou se distraindo.


Nestes casos o ideal se você não tiver uma escrivaninha, estude na mesa da cozinha, converse com seus familiares de modo a não ser interrompido quanto estiver ali.


Sente-se confortavelmente e mantenha uma postura, evitando dores na coluna ou no corpo, deixe sobre a mesa uma garrava com água e todo material que você ira utilizar para aquele assunto, evitando se levantar e se distrair.


Como mãe, avó, tia, etc., são todas iguais, pesa para que não fique te perguntando se você não quer comer isso, ou aqui, diga-lhes que na sua pausa você o fará.



Tempo:



Este com certeza é o item mais importante, quanto tempo você tem para estudar, 1 hora, 4 horas, o dia todo?


Vamos supor que você tenha 2 horas livres para estudar 8 matérias.


Se você for estudar todas num único dia terá que dividir 120 minutos por 8, logo:


(60 min. =1hr + 60min.=1hr) = 120 minutos certo, dividido por 8 matérias = 15 minutos para cada uma, ou seja, você vai só se enganar e não vai conseguir nenhum resultado.


Como fazer então:


Faça um cronograma começando pelas matérias que você tem mais dificuldades, para as de menor dificuldade, dispensando maior tempo ou dias para as mais complicadas.


Monte o cronograma com tempo para teoria, duvidas, exercícios, etc.


Tenha sempre outros livros como material de apoio, assim evitará entrar na internet e se distrair, afinal você tem pouco tempo e deve aproveitar cada segundo.


Se desejar faça a pesquisa na internet antes de se sentar para estudar.


Lembre-se: nem tudo que esta na net , esta correto por isso tenha 2 ou mais fontes de pesquisa e cheque antes de aceita-la como verdadeira. 
 


Organização:



Planejar como e quando você vai estudar é muito importante, desta forma você ganhará tempo e se dedicará as matérias, que considere de maior grau de importância ou dificuldade.


Organizar-se com seus familiares também é muito importante, caso você utilize um ambiente comum da casa.


Converse com seus pais, irmãos, ou com quem você divide a casa, que só tem aquele determinado tempo para estudar e, se organize para que aquele local fique limpo e apropriado para você usar.



Pausa:



Se você tem mais de uma hora para estudar de uma pausa de 10 a 30 minutos, para tomar um lanche, caminhar um pouco ativando a circulação do sangue, ou fazendo outro tipo de atividade.


Pesquisas apontam que mais de 50 minutos seguidos de estudo, o rendimento começa a cair, daí a importância de uma pausa, mesmo que seja de 10 minutos, fora do local onde você esta estudando.





Beijos meus amores e até amanhã com mais dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário