Translate

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sentimentos de Ciúmes ou Inveja




Ciúmes:
Sentimento relacionado a insegurança, falta de confiança em si, ou em outra pessoa, falta de auto estima, possessividade, paranóia em relação a traição, esta é a classificação psicologia para o ciúmes.
Para os românticos, o ciúmes é o tempero do amor.

Inveja:
Sentimento relacionado a insegurança, falta de confiança em si, falta de auto estima, cobiça, tristeza por não ter o que, o outro tem.

Como podemos ver ambos possuem a mesma base, não sou psicóloga portanto não irei me aprofundar nesta questão. Mas sou uma grande observadora do comportamento humano e lhes passarei aqui as minhas conclusões como tal.

Desde que, o mundo é mundo estes sentimentos, foram palcos de grandes conflitos, obras literárias, guerras, tragédias e assassinatos.

Na literatura inglesa podemos destacar Otelo, de William Shakespeare, nesta obra podemos perceber bem o quanto o ciúmes esta relacionado com a inveja.

Otelo ser inseguro, é tão influenciado pela inveja de Iago, que assassina sua amada esposa Desdêmona.

Aliás para quem já leu, percebeu que nesta obra todos os sentimentos citados no inicio desta matéria estão presentes, para quem ainda não leu, não sabe o que esta perdendo.

Se você infelizmente não gosta de ler, veja o filme.

As vezes somos taxados de invejosos, ou ciumentos só porque não compartilhamos com a mesma euforia de certos comentários, feitos em relação a determinada pessoa, mas isso não significa que somos.

Simplesmente não compartilhamos da mesma opinião que os demais.

Pais que costumam comparar os seus filhos entre si, ou com outras crianças, homens, ou mulheres que também usam do mesmo artificio para com seus companheiros (as), geram sentimentos de rejeição e principalmente de inferioridade para com seus filhos, ou companheiros.

E no meu ver tudo isso esta relacionado a falta de respeito e consideração, para com a outra pessoa, seja ela uma criança, ou um adulto.

Quando você compara você esta inferiorizando, esta desmerecendo as qualidades da pessoa, e principalmente esta mostrando que esta pessoa não é importante para você.

Crescer, ou conviver com pessoas assim podem te desenvolver duas coisas:

Você sera a pessoa mais insegura do mundo, logo será ciumento e invejoso, ou

Você será a pessoa mais confiante do mundo, logo nada te atingira, porque você é mais você, e o resto que se dane, com suas opiniões mesquinhas.

Outra coisa não existe essa de inveja branca, inveja é inveja !


Agora existem os casos patológicos de ciúmes e inveja, estes sim são muito perigosos, e devem ser tratados com urgência com psicanalistas, ou psicólogos, pois tornam-se um perigo para a sociedade, acabando sempre em tragédias passionais.

Simpatia para acabar com crises de ciúmes
Peque uma vela verde e escreva com um palito de dentes o seu nome e do seu amor, começando pelo pavio, amarre junto da vela um pedaço de ferro e o palito, utilizando um barbante. Feito isso jogue tudo num lixo bem longe da sua casa.

Importante que quando você estiver fazendo mentalize seu amor e todo e qualquer momento de ciúme se afaste da sua vida e de vocês, transformando em uma vida repleta de amor, pureza e carinho.

Se esta simpatia não funcionar, troque de amor, pois este não esta te valorizando como você merece, caso persista o sintoma busque ajuda profissional porque o problema esta em você.

Simpatia contra a inveja
Se você é o invejoso, pare de cuidar da vida alheia e vá em busca das suas próprias conquistas, até porque, o que serve para um, nem sempre serve para outro.

Se você for o invejado, afaste de sua vida todos os que te invejam e siga seu caminho em paz.

Beijo meus amores e até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário