Translate

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tema: Provas, Vestibulares e Concursos Públicos

Na semana passada quando falávamos sobre sucos, minha sobrinha perguntou-me: “tem suco relaxante para tomarmos antes das queridas provas de vestibular?”


Esta pergunta levou-me ao passado, trazendo muitas recordações tanto de sucesso quanto de fracassos.


Por isso, resolvi compartilhar com vocês algumas das experiências pelas quais passei, do que fazer, do que não fazer.


É fato, que nem sempre as experiências de uma pessoa, servem para outra, mas do que  adiantam os conhecimentos da vida, se não tivermos com quem compartilhar?


Se não tivermos parâmetros para nos basear?


No decorrer desta semana falarei sobre dicas para quem vai prestar os exames de final de ano, vestibular e concurso público.


Mas antes vou contar duas coisas para vocês. Como já disse, esta pergunta  levou-me ao passado, fazendo-me lembrar de um fato, e também de uma moça que conheci na minha adolescência.




Quando eu estava na sexta série, tive uma professora de matemática, que como ser humano sempre fora maravilhosa, mas como professora era um Deus nos acuda, bom pelo menos para mim e metade do colégio.

Eu sempre adorei matemática e sempre fui muito bem nesta matéria, até que cai com esta professora , que para mim falava grego.


Estudava, estudava mas não conseguia entender nada e comecei a tirar nota baixa, mas não vermelha, mas para mim aquilo era algo inadmissível, ainda mais por ser a matéria que eu sempre gostei.


Uma vez fiquei tão nervosa, com medo de continuar tirando nota baixa, que até passei mau, tendo verdadeiro branco, não conseguia lembrar nem quanto eram dois mais dois.


Foi então que resolvi pedir ajuda para um amigo de sala, que sempre tirava 10 nas provas dela, pedi para que ele me explicasse a matéria e voltei a tirar 10.


Onde quero chegar contando-lhes este fato: Muitas vezes não vamos bem em uma determinada matéria, não porque somos incapazes, mas muitas vezes, porque ela não nos foi devidamente apresentada.


Por isso nunca tema em pedir ajuda, mesmo que você não tenha amizade com a pessoa, e a veja como um concorrente, ela poderá te ajudar e muito.


Uma vez fui apresentada à irmã caçula de um amigo formado em odontologia, e de uma família tradicional mineira, onde todos eram formados na mesma área, incluindo o pai, menos esta irmã.


Quando chegou a vez dela prestar o vestibular para odontologia ela foi reprovada, tornando-se frustrada, até que umas amigas à convidaram para prestar vestibular no curso de medicina.


- “ Imagina eu não passei pra odonto, quem dirá pra medicina!”


Por insistência das amigas e até por farra ela acabou aceitou e foi prestar o tão concorrido vestibular de medicina da Universidade Federal de Belo Horizonte.


Pois é meus caros, quando fomos apresentadas, esta moça já estava no quarto ano de medicina!


Porque conto-lhes isto: Muitas vezes não passamos nas provas, não porque estudamos pouco, ou não sabemos a matéria, mas porque nosso sistema nervoso nos impede de atingirmos o objetivo final.


Temos medo de frustrarmos nossos pais, de fracassar, ou quem sabe, não é seu destino fazer aquele determinado curso.


Esta música da década de 80, mostra que prestar vestibular sempre foi , é , e será, um estresse para muita gente.



Beijos meus amores e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário