Translate

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dica Literária da Semana

Mesmo já tendo lido vários livros, não sou nenhuma especialista em literatura, mas ler é sempre uma delícia e nos enriquece cada vez mais, pensando nisso resolvi dar início a Dica Literária da Semana, que será publicada todas as segundas.




Cisnes Selvagens -Três filhas da China


Autora: Jung Chang


Sinopse: Nosso desconhecimento da China é tão vasto quanto as dimensões desse país, onde vive nada menos que um quarto da humanidade. Neste livro, Jung Chang resgata a saga de sua família, que reflete as turbulências da história chinesa recente. O relato retrocede ao início do século XX, quando sua avó é oferecida como concubina a um poderoso militar. Depois acompanha a história da mãe da autora, que viveu a ocupação japonesa na Manchúria, o governo do Kuomintang, a queda de Chang Kai-chek, a guerra civil e a vitória de Mao. Título original: Wild swans - three daughters of China.


A Casa dos Espíritos


Autora: Isabell Allende


Sinopse: A Casa dos Espíritos conta a história da saga de 3 gerações de uma família tradicional chilena do início do século XX. A ação da obra reflete um importante e conturbado momento revolucionário, terminando com o golpe militar de 73, que provocou o suicídio do então presidente Salvador Allende. A narrativa de Isabel é caracterizada por uma indiscutível lucidez social e histórica, combinando o realismo fantástico com a dura realidade de uma época. Até sua publicação em 1982, nenhuma escritora hispânica havia conquistado tamanho sucesso editorial. A Casa dos Espíritos, sem dúvida, tornou-se um divisor de águas na literatura latino-americana!


Obs.: O filme A Casa dos Espíritos é ótimo, mas o livro é melhor ainda, recomendo ler na sequência o livro Paula, que preenche algumas lacunas de a Casa dos Espíritos.


Paula


Autora: Isabell Allende


Sinopse: Em dezembro de 1991, sua filha Paula é internada em um hospital da Espanha, gravemente enferma. A escritora acompanha o sofrimento da filha que se prolonga durante meses, em um coma irreversível, e escreve a história de sua família para a jovem inconsciente, na esperança de que algum dia ela desperte. Encantados, temos acesso às memórias de infância de Isabel Allende, os relatos sobre seus ancestrais, sobre a sua juventude e seus segredos mais íntimos. O Chile e a turbulenta história do golpe militar de 1973, a ditadura e o exílio de sua família são pontos altos dessa autobiografia inesquecível.


Beijos meus amores e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário