Translate

segunda-feira, 4 de março de 2013

Dica Literária da Semana


Estas três obras, me foram apresentadas quando ainda estava no ginásio e confesso que, curti muito tê-las descoberto tão cedo em minha vida.



O Cortiço
Autor: Aluísio Azevedo
Sinopse: O Cortiço é um livro de romance que marcou o naturalismo no Brasil. Publicado em 1890 por Aluísio Azevedo é uma obra que descreve a vida de pessoas que moram em um cortiço no Rio de Janeiro. Foi alvo de grandes polêmicas, pois foi um dos primeiros livros que retrata a vida nas favelas do Rio de Janeiro fora dos centros de elite e burguesia, com todos os problemas políticos, sociais e econômicos que as favelas do Rio de Janeiro apresentam. O autor descreve neste livro, as divergências entre a riqueza e pobreza, os portugueses, burgueses e os negros e mulatos. A maior polêmica envolvida na publicação deste livro é a retratação de um relacionamento lésbico, nunca antes contado em nenhum outro tipo de livro ou crônica. Um dos marcos do livro O Cortiço é a técnica de zoomorfismo que é a técnica utilizada para descrever os personagens e compará-los diretamente com os animais e em situações onde as pessoas são guiadas pelos seus próprios instintos.

O Seminarista
Autor: Bernardo Guimarães
Sinopse: O Seminarista é um romance, publicado em 187, nessa obra dramática, o autor investe contra o celibato religioso e o autoritarismo das famílias do século XIX, que impediam o jovem de seguir um caminho escolhido. Apesar de sua dimensão melodramática sentimental e filocontrabandista, o romance apresenta uma das mais veementes críticas ao patriarcalismo em toda a literatura do século XIX. O livro narra o drama de Eugênio e Margarida que, na infância passada no sertão mineiro, estabelecem uma amizade que logo vira paixão. O pai de Eugênio, indiferente aos sentimentos do filho, obriga-o a ir para um seminário. Dilacerado entre o amor e a religiosidade, Eugênio segue para o mosteiro. Além disso, o livro também mostra a ação patriarcal, ou seja, o Sr. Antunes manda e a Sra. Antunes não pode interferir.

Fernão Capelo Gaivota
Autor: Richard Bach
Sinopse: O livro é uma alegoria sobre a importância de se buscar propósitos mais nobres para a vida. O autor usa uma gaivota como personagem principal. Um pássaro que, diferente dos outros de sua espécie, não se preocupa apenas em conseguir comida. Este está preocupado com a beleza de seu próprio vôo, em aperfeiçoar sua técnica e executar o mais belo dos vôos. Uma metáfora sobre acreditar nos próprios sonhos e buscar o que se quer, mesmo quando tudo parece conspirar contra isso.

Beijo meus amores e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário