Translate

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Lendas de Natal – Presépio

O presépio talvez seja a mais antiga forma de caracterização do Natal.


Sabe-se que foi São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, em 1223, o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas formando um presépio, tal qual o conhecemos hoje.


A idéia surgiu enquanto o santo lia, numa de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho de São Lucas que lembrava o nascimento de Cristo.


Resolveu então montá-lo em tamanho natural numa gruta de sua cidade.


O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.


O sucesso foi tão grande que o costume de montar presépios, usando pequenas figuras, se espalhou rapidamente pela Itália e por toda a Europa. 

 


No Brasil entrou por iniciativa do frade franciscano Gaspar de Santo Agostinho.


Os animais também são símbolos de que todas as criaturas do mundo, mesmo as mais humildes, reconhecendo e homenageando Cristo como filho de Deus, são acolhidas por ele.


O presépio não é apenas um enfeite de natal cristão, mas é a representação do que aconteceu a séculos atrás para que a humanidade fosse salva dos seus pecados, por isso que para os cristãos o presépio é tão importante principalmente sabendo do real significado que ele tem.


O presépio pode ser feito de palha, de barro, de plástico em fim do material que quiser, que o seu significado será sempre o mesmo.


Não podem faltar no presépio a vaca e a jumenta, se a vaca, produtora de leite e símbolo da Terra que nutre suas criaturas quase dispensa apresentações, a jumenta, que para nós é símbolo de ignorância, em muitas tradições e culturas é vista como animal sagrado.


Por isso, não é à toa, que no lombo de uma jumenta, Maria grávida foge com José das perseguições do rei Herodes.


Diz a lenda que foi a própria Maria que fez a jumenta, exausta da longa viagem, entrar na gruta e, assim, presenciar o nascimento do menino.


Beijo meus amores e um maravilhoso fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário