Translate

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer 15/12/1907 a 05/12/2012

Sem dúvida o arquiteto brasileiro mais famoso, formo-se na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1934.


Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, motivo pelo qual teve grande fama nacional e internacional, desde a década de 1940.


Seus trabalhos mais conhecidos são: Memorial da América Latina, Terminal Rodoviário de Londrina, Auditório Ibirapuera, os prédios públicos de Brasília, entre muitos outros.


Niemeyer passa a sua juventude sem preocupações e na boêmia, frequentando o Café Lamas, o clube do Fluminense e a Lapa.


Em suas palavras: "parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio."


Em 1928, aos 21 anos, casou-se com Anita Baldo, 18 anos, filha de imigrantes italianos.


A cerimônia de casamento na igreja do bairro atendeu aos desejos da noiva. "Casei por formalidade. Mais católica do que minha esposa é impossível, então não me incomodei em casar dessa forma". 

 
“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”




O casamento foi no mesmo ano da formatura do ensino médio.


Casado, Oscar troca a vida boêmia pelo trabalho na tipografia do pai, e em 1929 resolve retomar os estudos.


O casal teve somente uma filha, Anna Maria Niemeyer, que deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos ao arquiteto. Anna Maria faleceu no dia 6 de junho de 2012, aos 82 anos.


Viúvo desde 2004, casou em novembro de 2006 com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos.


Até 23 de setembro de 2009, quando foi internado, passando em seguida por duas cirurgias, para retirada da vesícula e de um tumor do cólon, o arquiteto costumava ir todos os dias ao seu escritório em Copacabana, onde trabalhava no projeto Caminho Niemeyer, em Niterói, um conjunto de nove prédios de sua autoria


O arquiteto Oscar Niemeyer morreu ontem no /rio de Janeiro, aos 104 anos, ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul da cidade.

Beijos meus amores e até amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário