Translate

domingo, 9 de abril de 2017

SÉRIE EMPREENDEDORISMO- FINANÇAS 3ª PARTE


Olá Meus Amores,


Nos posts passados mostrei para vocês como calcular o valor unitário da matéria-prima, achar o valor do produto, montar uma tabela de despesas fixas, claro no exemplo da tabela que dei, só coloquei algumas despesas para facilitar o entendimento, mas na de vocês deverá constar todas as suas despesas, ensinei também a achar o valor de custo do seu produto e como calcular o valor de venda.

Neste nosso último post sobre finanças vou mostrar para vocês, porque não devemos fazer um empréstimo para abrir nossa empresa e darei dicas para vocês juntarem mais dinheiro.

No questionário que deixei na primeira matéria sobre empreendedorismo perguntei se vocês tinham o capital total, ou fariam um empréstimo.

Também falei que não é aconselhável fazê-lo e que muitas franquias também advertem para que seus franqueados não o façam.

Vamos entender isso:
Imaginem a seguinte situação: você tem R$ 50 mil e deseja abrir um negócio de R$ 100 mil, logo você tem a metade do valor e vai financiar a outra metade, levando em conta uma variação das taxas de juros, entre 4% a 6% ao mês.

Bom sabemos que o calculo dos juros são feitos em juros compostos, ou seja, juros sobre juros, além de algumas outras tarifas como IOF, no final você estará pagando quase o dobro do valor emprestado.

Além disso, você estará abrindo um negócio completamente descapitalizado e também já falei para vocês sobre a necessidade de ter um capital de giro, de uma reserva para problemas eventuais e um capital que pague suas despesas e da empresa pelo menos por um ano.

Agora você tem um empréstimo, tem um negócio para tocar, mas não tem capital de giro e nem nenhum outro capital.

Ai por um motivo qualquer, seu negócio não prosperou como você desejava e teve que fechar as portas, parar de produzir, moral da história:

O que sobrou?

Uma bela de uma divida para você pagar.

Mas então, o que fazer?

Você deve adiar a abertura, se programando, em vez de fazer um empréstimo, você pode aplicar seu dinheiro em um bom investimento de renda fixa que lhe gerará um bom lucro.

Outra alternativa é usar uma pequena parte do seu capital em um negócio alternativo que te gere mais renda e assim juntar o dinheiro que você vai necessitar para seu tão sonhado negócio.

Lembre-se:

Nunca invista em coisas mirabolantes que te prometem retornos imediatos, você pode estar sendo vitima de um golpe.

Faça uma tabela de despesas fixas e consumos do mês das suas despesas pessoais, vejam onde vocês podem estar reduzindo custos e economize, junte este dinheiro e guarde numa caderneta de poupança.

Só aplique seu dinheiro no mercado de ações se você realmente souber como funciona, souber a hora de comprar e vender as ações, esta pode ser uma boa opção, mas de maior risco de você ficar sem nada, por isso cuidado.

Sobre os investimentos de renda fixa consulte o seu gerente e veja qual a melhor opção para você, mas tenha em mente que este dinheiro não poderá ser mexido por um longo tempo para que você realmente tenha lucro, por isso tire uma pequena parte e coloque na poupança, caso você tenha uma emergência, não terá que mexer na aplicação.

Agora você não tem nenhum capital e não sabe como fazer para juntar, ou você não quer abrir um negócio mas deseja juntar dinheiro para uma viagem, comprar um carro ou até mesmo sua casa própria, veja no vídeo o depoimento da Deni.





Beijos meus amores!😻😺

Nenhum comentário:

Postar um comentário