Translate

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Responsabilidade ou Dever?

Desde criança ouvimos, “ é nossa responsabilidade fazer isso, ou aquilo”, mas o que pode ser responsabilidade para um, pode ser dever para outro, e vice versa.


Se olharmos no dicionário o significados teremos:


Responsabilidade: Obrigação de arcar com o próprio comportamento, ou com as ações de outrem.


Dever: Ter por obrigação, ter de fazer alguma coisa.


De primeiro momento elas parecem ter o mesmo significado, só que ditas de maneiras diferentes, mas não é.


Vejam, arcar com o próprio comportamento, é o que você faz, ou seja, o que você é, até porque cada ação provoca uma reação.


E ver-se obrigado a fazer algo é aquilo que a sociedade, as leis, as normas, etc., dizem que você tem que fazer, caso contrário você esta contra as regras.


Então cuidar do nosso planeta, dos animais, dos nossos filhos, beber e não dirigir, são responsabilidades, ou deveres?


São ambos, porque um esta ligado ao outro.

O que tem, que ficar claro para cada um de vocês é o significado, e como empregar-las em suas vidas de maneira coerente.


Se você vai para o seu emprego todos os dias mostra que é responsável, mas se você só vai para bater o ponto, e não cumpre com suas obrigações , você não esta cumprindo com seu dever, logo você é irresponsável.


Mas Deni onde você quer chegar com esse papo todo.


Bem, eu quero dizer que todos nós somos responsáveis pelos nossos atos e dos outros, só porque não foi você que deixou a torneira aberta, não significa que você não deva fecha-la, em outras palavras não é porque uma pessoa não faz nada para salvar o planeta, os animais, as pessoas, que você também não vai fazer.


Nos próximos dias falarei mais sobre as nossas responsabilidades, e deveres como cidadãos, hoje só quis deixar claro para vocês o significado de responsabilidade, e dever.


Beijo meus amores e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário