Translate

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Bienal –Conheça a História dos Homenageados


A 22ª edição da Bienal Internacional do Livro, trás homenagens pelos 90 anos da Semana de Arte Moderna e os centenários dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues.

Para compreendermos melhor estas homenagens vou falar a partir de hoje um pouco sobre cada um deles.

Começando pela Semana de Arte Moderna de 1922, também conhecida como Semana de 22.

Movimento que ocorreu em São Paulo nos dias 11 a 18 de fevereiro de 1922, No Teatro Municipal da cidade.

Para cada dia da semana foi dedicado um tema: pintura, escultura, poesia, literatura e música.

O movimento que contou com o apoio do presidente Washington Luís, representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora, da ruptura com o passado, saindo da vanguarda rumo ao modernismo.



Grandes nomes participaram da semana entre eles estão: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcante, entre outros




Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas ideias ao longo do tempo. 

O movimento modernista continuou a expandir-se por divulgações através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos: Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo Movimento Antropofágico. 


Curiosidades sobre a Semana  de Arte Moderna
Durante a leitura do poema "Os Sapos", de Manuel Bandeira (leitura feita por Ronald de Carvalho) , o público presente no Teatro Municipal fez coro e atrapalhou a leitura, mostrando desta forma a desaprovação.
No dia 17 de fevereiro, Villa-Lobos fez uma apresentação musical. 
Entrou no palco calçando num pé um sapato e em outro um chinelo. 
O público vaiou, pois considerou a atitude futurista e desrespeitosa. Depois, foi esclarecido que Villa-Lobos entrou desta forma, pois estava com um calo no pé.


Beijos meus amores e até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário