Translate

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Gastronomia Japonesa


História
O Japão é um arquipélago, separado pelo Mar do Japão e o oceano Pacífico, sendo do mar a maior contribuição alimentar de seus habitantes.


Foi no século III a.C. que se inicio o plantio de arroz, trazido da China e desde então o arroz provê alimento, bebidas e até abrigo aos japoneses.


Dentre algumas das contribuições chinesas, à culinária do Japão, destacamos também a soja e o macarrão.


É no século X, que o budismo tem ascensão no país, proibindo a matança de animais e, levando seus adeptos a uma alimentação vegetariana, complementada pelo consumo de peixe.


Só em 1868, com a queda do sistema feudal do Xongunato Tokugawa, que a carne voltou a ser liberada e consumida pelos japoneses.


Na década de 1960, com o crescimento econômico, os japoneses passaram a consumir mais carne, manteiga e óleo em seu dia-a-dia.


Estatisticamente falando, são os japoneses que possuem as refeições mais balanceadas do mundo.


Ao contrario das demais filosofias, a culinária tradicional do Japão enfatiza algo paradoxal:


“O ideal da arte culinária consiste justamente em não se recorrer à arte culinária”.


Deve- se limitar ao mínimo possível a interferência da tecnologia no gênero alimentício e o consumo deve ser o mais próximo possível do seu estado natural.


O maior exemplo disso é o sashimi, prato da mais extrema simplicidade que consiste em fatiar o peixe cru e comer com raiz forte e shoyu.


 Cerimônia do Chá

A tradição do chá, também chamada chadō ou sadō, 茶道, ("o carinho do chá") foi introduzida no Japão no século IX, marcando profundamente a cultura nipônica, sobretudo a partir do século XV.

Inspirado na atitude contemplativa do budismo zen, a cerimônia do chá tem como objetivo a concentração, a meditação e a harmonia.
Este ritual sutil e preciso, conduz ao aprendizado do “aqui e agora”.
Com o passar do tempo, os japoneses foram criando lugares (adjacentes) em suas moradas para este ritual, o que acabou por influenciar a arquitetura, os estilos decorativos e a etiqueta da mesa.
Por sua vez, a cozinha também se refinou e se ritualizou, constituindo um ramo da cozinha chamado kaseiki ryori. 

Sake 
 A principal bebida alcoólica do Japão é o Sake, vinho de arroz,  de origem milenar , associada a festas e rituais religiosos.
Deve ser servido em pequenos copos de porcelana e bebido morno, a cerca de 50oC.
A temperatura reduz seu teor alcoólico, que é de 14 a 18%.

 

Aprenda a fazer um Tempurá de Legumes


  Ingredientes para a massa:
  • 1 ¹/² xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de amido de milho
  • 2 xícaras (chá) de água bem gelada
  • 1 colher (chá) de ajinomoto
  • 1 colher (chá) de sal 
Use legumes diversos. Ex: vagem, cebola, cenoura, brócolis, batata doce, beringela, raiz de bardana (gobô). Você pode também fazer de frutos do mar como camarão e lula. Você até pode misturar os legumes (e/ou frutos do mar) mas o ideal é fritá-los separadamente.

Preparo:
Misture a água, o ajinomoto e o sal. Adicione o amido de milho e misture bem. Junte a farinha aos poucos até obter uma massa não muito lisa. O ponto ideal é uma massa levemente líquida e que não escorra demais (use um legume para testar). Se necessário, acrescente mais farinha (a colheradas para não deixar a massa cremosa demais). Deixe a massa na geladeira por 30 minutos antes de fritar. Passe os legumes na massa e frite em óleo quente.

Para o molho:
  • 3 colheres (sopa) de shoyu
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de saquê culinário*
  • 1 colher (chá) de dashi (hondashi)*
  • 1 pitada de ajinomoto
  • 1 colher (sopa) de nabo ralado
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
      
    Leve os ingredientes (com execeção do nabo e gengibre) ao fogo e deixe ferver por 2 minutos. Deixe esfriar e adicione o nabo e o gengibre. 

     Beijos meus amores e até amanhã
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário