Translate

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Gastronomia Brasileira

História


A descoberta do Brasil, deve-se em partes a gastronomia, Cabral ao sair em busca da Índia e suas especiarias, errou a rota e acabou por descobrir novas terras.


Quando a Família Real Portuguesa veio para o Brasil, foram trazidos com eles muitos animais, ervas, frutas e novos costumes.


Desde então nossa culinária passou a ter fortes influencias dos portugueses, indígenas e dos africanos com a escravatura.


No decorrer dos 500 anos foram introduzidos em nossa culinária outros alimentos e costumes trazidos por novos imigrantes como os italianos, libaneses e japoneses.


Todas as regiões do Brasil tem sua peculiaridade.


A região Norte do país, talvez seja a que melhor representa as nossas origens, confeccionando seus pratos com os principais ingredientes como: mandioca, cupuaçu, açaí, pirarucu, urucum (açafrão brasileiro), jambu, guaraná, tucunaré e castanha do Pará.


No Nordeste notamos a forte influencia deixada pelos africanos e também dos portugueses com comidas mais fortes e picantes.


Na região Centro-Oeste a população tem a preferencia por carnes bovinas, suínas e caprinas, devido a atividade pecuarista da região. Notamos também a forte presença indígena pelo consumo de raízes.


Já no Sudeste encontramos a forte influencia dos indígenas, portugueses e africanos, mas com a vinda de imigrantes italianos, sírios, japonese e espanhóis, deu-se à região uma gastronomia ampla, onde a culinária italiana mais se sdestaca.


O Sul têm sua tradição no churrasco devido um fato histórico.


Para catequizar os índios da região na época da colonização, os padres jesuítas introduziram a criação de gado e deixaram o rebanho sob a responsabilidade dos nativos.


Com a chegada dos tropeiros paulistas e mineiros, que escravizaram os índios, o gado permaneceu solto pelos campos e se espalhou pelo sul do território.


É devido aos diferentes pratos típicos de a cada região, que nossa gastronomia ganha a incrível variedade de alimentos, aromas e sabores.



Aprenda a fazer o tão famoso Picadinho Carioca e o Bobó de Camarão, pratos  da "Nina em Avenida Brasil."


Picadinho Carioca

INFREDIENTES
1 kg de filé mignon;
4 dentes de alho sem miolo picados;
1 punhado de sálvia; sal e pimenta do reino a gosto.
MODO DE PREPARO
Corte o filé em cubinhos. Tempere com o alho, a sálvia picadas, o sal e a pimenta do reino. Em uma frigideira pré-aquecida, coloque a manteiga e puxe a carne aos poucos.
Molho: em uma panela, coloque uma colher de manteiga e refogue bem a carne. Acrescente uma cebola cortada e uma cenoura com casca cortada. Refogue. Acrescente uma xícara de molho shoyu e deixe criar um caldo. Ponha um litro de água e deixe ferver. Coe o molho e leve à geladeira. Retire a gordura e engrosse o caldo com uma colher de maizena. Para servir, junte o molho à carne e coloque para ferver.

 Bobó de Camarão
 INGREDIENTES:
1kg de camarão; 1kg de aipim;
1/2kg de tomate;
4 cebolas;
2 maços de coentro;
500ml de leite de coco;
2 colheres (sopa) de azeite de dendê;
4 colheres (sopa) de azeite de oliva;
4 pimentas dedo-de-moça picadas.
MODO DE PREPARO:
Limpe e tempere o camarão com sal e pimenta. Reserve. Limpe o aipim, cozinhe-o em água e sal e reserve com a água do cozimento. Corte a cebola em cubos e o tomate sem pele e sem caroço. Coloque o azeite de oliva numa frigideira e acrescente a cebola, o tomate e o coentro picado. Refogue e coloque o camarão. Depois, coloque o azeite de dendê e o leite de coco. Mexa mais. Reserve. Coloque duas conchas desta moqueca no liquidificador e bata com o aipim cozido e a água. Leve a moqueca ao fogo e despeje o creme de aipim, mexendo até ficar cremoso. Ponha o coentro e mais azeite, se quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário