Translate

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Gastronomia Árabe:

História


Não é fácil falar do mundo árabe, com suas histórias, tradições e costumes, iniciados há mais de 2000 anos a.C.


Os povos seminômades, que já neste período, conseguiam domesticar camelos, vacas, cabras, ovelhas, tanto para meio de transporte, quanto para uma alimentação, também cultivavam cereais, legumes e frutas, mas tudo dependia das condições climáticas.


A península Arábica situada entre a Ásia e a África, coberta por um enorme deserto de terras áridas e com raras chuvas, pontilhada por alguns oásis e uma cadeia de montanhas.


Estas condições climáticas faziam com que os nômades saíssem em busca de água, cavando poços profundos e quando jorrava uma nascente, criava-se um oásis.


Desses poços vinham as condições à lavoura de legumes, principalmente a berinjela, arroz e outros grãos, melhorando muito o cardápio dos árabes.


Até o século VI, os árabes viveram em tribos, sem que se houvesse um Estado centralizado, mesmo dispersos criaram algumas cidades como Latribe, Taife e Meca.


Até então os árabes eram politeístas e adoravam diversas divindades, mas foi o Profeta Maomé que mudou isso, quando começou a pregar o islamismo, a submissão total a Alá (Deus).


Por questões religiosas os árabes não consomem carne suína (porco) e nem ingerem bebidas alcoólicas.


Sua cozinha é de grande variedades e sabores, mas mesmo assim não podemos falar de uma gastronomia propriamente árabe, já que as diversas culinária regionais por todo o mundo Árabe, estende-se do Iraque ao Marrocos, passando pelo Egito, entre outros países.


Temos como exemplo disso o charuto de Repolho, de origem grega, mas incorporado a culinária árabe.


Na cultura árabe, a comida representa uma importante base para a comunicação, e as refeições são o centro dos encontros familiares e círculos sociais.


Nas famílias mais tradicionais, todos se reúnem ao redor de uma mesa redonda, baixa, sentados em almofadas ou tapetes no chão, e se servem todos de um enorme e único prato de metal, onde diferentes comidas são colocadas.


Não são usados talheres, somente os três dedos da mão direita - pois a mão esquerda é considerada impura - e pedaços de pão para pegar as porções de comida.


Pão Sírio


Tradicionalmente, o pão é consumido em todos os países árabes, servindo, muitas vezes, não só como parte da refeição, mas, também, como substituto do talher.


Doces


Os doces, elaboradíssimos, são geralmente feitos de nozes, amêndoas, frutas secas e mel, e aromatizados com deliciosas essências, como a de rosas e a de flor de laranja, que evocam as "mil e uma noites". Em alguns países, ainda são usadas as flores de laranja para aromatizar a água que servirá à preparação de pratos.


Peixes


Já o peixe não representa um papel importante na cozinha árabe, pois esse tipo de alimento, sensível, se deteriora extremamente fácil no deserto quente. Somente em regiões ao longo das águas (Golfo Pérsico, Mediterrâneo, Nilo, Mar Vermelho, Oceano Índico) os peixes passam a ter significado.


Ramadan


Durante o Ramadan alguns pratos assumem uma importância especial, alguns deles são elaborados especialmente para esse período. Entre eles estão o "khushaf", egípcio, uma macedônica de frutas secas, e o "harira" marroquino e algeriano, uma sopa de carne e legumes secos, são pratos particularmente leves, mas completos, ideais para a quebra de um jejum de longas horas.
Prepare um delicioso charuto de repolho em 5 minutos na panela de pressão.



CHARUTO DE REPOLHO 
Ingredientes:
  • 8 folhas de repolho (escaldada)
  • 500 g de carne moída
  • 2 dentes de alho
  • ½ cebola ralada
  • Salsinha
  • Sal e pimenta
  • ½ xícara (chá) de arroz
  • 1 lata de molho pronto

Modo de preparar:
Em uma travessa, junte a carne, o alho e a cebola, salsinha, sal e pimenta, o arroz, misture tudo e recheie as folhas do repolho. Coloque na panela de pressão, jogue o molho por cima, tampe a panela e assim que pegar pressão, conte 5 minutos.

Dicas:
  • Para escaldar o repolho coloque uma panela com água para ferver, depois coloque o repolho inteiro de modo que fique submerso na água, deixe ferver por um minuto e tire da panela, depois é só ir soltando as folhas.
  • Pode-se substituir as folhas do repolho por folhas de uva ou de couve.

    Beijos meus amores e até amanhã
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário