Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Homenageado de hoje : Nelson Rodrigues

Fica difícil resumir aqui a trajetória de um escritor como Nelson Rodrigues, mas tentarei passar em poucas palavras a sua importância.


Nelson Falcão Rodrigues, nasceu no dia 23 de agosto de 1912 em Pernambuco, aos 5 anos mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde viveu até 21 de dezembro de 1980, data de seu falecimento.


Seguindo os passos de seus irmãos, Nelson foi trabalhar na redação do jornal A Manhã, fundado por seu pai Mário Rodrigues, onde desenvolveu sua carreira jornalistica, mas foi também na redação deste jornal que presenciou o assassinato de seu Irmão Roberto.


Deprimido com a perda do filho Roberto, seu pai Mário Rodrigues veio a falecer poucos meses depois.


Durante a revolução de 30 o jornal A Manhã deixa de existir, sem sua fonte de renda e o patriarca dos Rodrigues, a família entra em decadência financeira, sendo anos de fome, dificuldades e mais a tuberculose.


Em 1932 Nelson descobre-se tuberculoso, para fazer o tratamento retira-se do Rio e se interna em um sanatório em Campos do Jordão, todo seu tratamento é custeado por Roberto Marinho. 






Nos anos70, consagrado como jornalista e teatrólogo, a saúde de Nélson começa a decair, por causa de problemas gastroenterológicos e cardíacos de que era portador. O período coincide com os anos da ditadura militar, que Nelson sempre apoiou.


Nesse período também aconteceu o fim de seu casamento com Elza e o início do relacionamento com Lúcia Cruz Lima, com quem teria uma filha, Daniela, nascida com problemas mentais. Depois do término do relacionamento com Lúcia, Nelson ainda manteria um rápido casamento com sua secretária Helena Maria, antes de reatar seu casamento com Elza.


Nelson nos deixou muitos filmes, peças teatrais, cônicas, frase, telenovelas, contos e romances.


Suas obras mais famosas são :Vestido de Noiva e A vida Como Ela É.


Beijos meus amores e até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário